Designação: Maratona Clube de Portugal.
NIF: 502468246.
Morada Sede: Bairro Francisco Sá Carneiro Av. João Freitas Branco, 10 Laveiras 2760-073 Caxias / Oeiras, Portugal
O Maratona Clube de Portugal nasceu em 1989 pela mão de Carlos Móia, um empresário natural de Ovar com ligações à política e, mais tarde, ao dirigismo desportivo, no Benfica. “Eram todos como eu: gulosos e gordos”, recorda Carlos Móia, sobre o grupo de amigos com que começou a correr, primeiro no Estádio Universitário de Lisboa, depois na mata do Jamor. Entre eles estava Francisco Lucas Pires, então líder do CDS, ex-ministro da Cultura e, mais tarde, deputado europeu. “Para combater o stress e os quilos a mais, entrámos na moda do jogging. O Francisco depressa se fartou. Eu continuei”, recorda.
Carlos Móia fundou o Maratona Clube de Portugal juntamente com Reinaldo Gomes e Diamantino Silva. A estes juntou-se, não como fundador, mas como um dos grandes impulsionadores da ideia, Rafael Marques, outro dos companheiros de corrida de Carlos Móia no Estádio Nacional.
Manuel Matias foi o primeiro atleta do clube, e o facto de ter ganho, logo no ano de estreia, a Maratona de Fukuoka, no Japão, deu grande impulso e promoção à recém-criada sociedade e à contratação de mais atletas para participarem em provas de estrada e corta-mato.
A 17 de Março de 1991 realizou-se a primeira edição da Meia Maratona de Lisboa. Três anos depois, foi realizada em paralelo a minimaratona, iniciativa inovadora e importantíssima quer no sucesso da prova, quer na adopção, pelos portugueses, de hábitos saudáveis de actividade física. A 22 de Outubro de 2000, foi a estreia da Meia Maratona de Portugal, com a travessia da Ponte Vasco da Gama. O Maratona Clube de Portugal organiza ainda o Crosse Internacional de Oeiras e a Corrida da Mulher, que angaria fundos para a luta contra o cancro da mama.
O clube radicado em Oeiras tem tido, ao longo dos anos, alguns dos melhores atletas nacionais de meio-fundo e fundo nas suas fileiras, “fornecendo” muitos atletas à Selecção Nacional. António Pinto, Albertina Dias, Paulo Guerra, Carla Sacramento ou, mais recentemente, Ana Dulce Félix levaram alto o nome de Portugal.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus, de estrada e corta-mato, tem sido palco dos maiores sucessos, com presença permanente nos três lugares do pódio.
Em Setembro de 2011, o Maratona Clube de Portugal anunciou a parceria com o Competitor Group, empresa norte-americana responsável pela Rock’n’Roll Marathon Series, conjunto de provas nos Estados Unidos e Europa, com uma participação de mais de meio milhão de corredores em 28 corridas.